Pular para o conteúdo principal

Polêmica: Dieta DUKAN.

É impressionante como as pessoas reparam em você. Todos os dias quando peso a minha comida a atendente parece, minuciosamente, reparar o meu prato. Ela deve pensar: "por que essa doida só come carne?" Não. Eu não só como proteína. Depois que entrei para a comunidade Meu Emagrecimento com a dieta DUKAN aprendi a cozinhar várias coisas substituindo o trigo por farelo de aveia e farelo de trigo. Óbvio que o sabor nem se compara, mas é questão de adaptar o paladar. Algumas pessoas dizem: "procura reeducação alimentar", "vai ao nutricionista", "vai ao endocrinologista", agradeço todas as sugestões e manifestações de afeto (ou não), mas eu já fui aos dois médicos, já fiz a reeducação alimentar e não não consegui emagrecer. Eu defendo o método, não porque estou bitolada. Mas, porque estou vendo o resultado, porque estou lendo o livro e tenho plena consciência do que estou fazendo. 
Há uma polêmica rolando na net envolvendo o Dr. Dukan e a Amanda Brum explica àqueles que não compreendem o método e até mesmo julga sem ao menos ler os livros e/ou periódicos que fala a respeito.
Copilei abaixo o texto de autoria dela, porque acho que também devemos difundir a verdade. Estou fazendo a dieta DUKAN e pretendo levá-la até o final.
  • Toda dieta que fuja da tradicional reeducação alimentar é alvo de críticas. Por isso defendo que a pessoa procure ajuda médica e escolha o método que mais tem aderência com seu modo de ser.
  • A dieta Dukan não é a dieta das proteínas. Quem leu os livros do Dr. Dukan, quem estudou o método a fundo e quem sabe quais são as diferenças entre cada uma das fases sabe exatamente disso.
  • A dieta Dukan NÃO corta 100% os carboidratos. Nem na fase de ataque, que é a mais curta e rigorosa, isso acontece. O farelo de aveia é obrigatório. Os laticínios magros, que têm carboidratos embutidos em sua composição, também estão liberados à vontade. Até o farelo de trigo pode ser usado, desde que dentro das quantidades autorizadas. Basta ler o livro e ter a curiosidade de olhar a tabela nutricional de cada coisa que você coloca na boca que verá isso.
  • Muitas pessoas - até mesmo alguns especialistas como médicos e nutricionistas - criticam a dieta porque simplesmente não a conhecem. Ler orelha e contracapa de livro não é ler o livro. Ler matérias a respeito do método não é conhecê-lo. Até mesmo ler blogs como o meu não garante que você está por dentro do que é a dieta Dukan. Uma das minhas médicas conhece o método e o respeita, liberando-me para seguir a dieta. Mas tenho outra médica que também me acompanha e que critica o método. Mas quando conversamos a respeito, fica claro que ela desconhece o assunto e nunca se deu ao trabalho de se aprofundar no tema.
  • A maior parte dos que falam mal da dieta Dukan focam suas críticas nas fases 1 e 2 da dieta. Mas a dieta Dukan não é só isso, caspita!!!! Porque as fases 3 e 4 nada mais são do que uma reeducação alimentar bem próxima à tradicional, tão defendida e apregoada por gregos e troianos. As únicas adaptações são a exigência da 5a feira proteica, a obrigatoriedade de se comer farelo de aveia todos os dias e a necessidade de fazer caminhada (ou qualquer outra atividade física) diariamente.
  • Quem volta a engordar com a dieta Dukan, volta porque não fez a dieta direito. Simples assim. Porque a dieta Dukan te dá instrumentos para que você aprenda a ter um novo estilo de vida, a se reeducar e te dá condições de entender como seu corpo funciona, te dando ferramentas para entender no dia a dia o que te ajuda a emagrecer, o que te faz engordar, e o que você precisa fazer para manter o peso. É assim que estou conseguindo me transformar.
Texto por Amanda Brum.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Estagnação na Dieta DUKAN.

É super normal [infelizmente] a balança parar de baixar por um tempo. Isso é denominado como estagnação , apesar da dieta ser maravilhosa ela não é falível quanto a isso. Desde o dia 20 que não diminuo um grama e o peso fica oscilando, o que é super normal, de um dia para o outro. A estagnação para a dieta DUKAN é quando o seu peso se mantem o mesmo num período super a 15 dias. Esse período faz com que nós fiquemos desestimulados a continuar a dieta, mas quem estiver passando por isso eu digo uma coisa: é normal. Algumas pessoas adeptas a Dieta DUKAN utilizam, nesse período de estagnação, o White Day. Ele é um método comum entre as dukanianas, acho que é recomendável uma vez que já vi várias postagens em que pessoas eliminaram até 1 kg em um único dia. No White Day nós devemos retirar os tolerados por um tempo e outra dica é diminui a quantidade de laticínios consumidos diariamente. Nós temos um li mite diário de 1 litro por dia seja em queijos, leites ou iogurtes, não devemos pas...

Cássio Vieira

Olá, me chamo Cássio! Técnico em Informática, Graduando em Ciências Contábeis, servidor público e atualmente sedentário. Entrei pra família através da minha linda esposa Glauciane, a qual juntamente com minha mãe e minha sogra são as grandes responsáveis por minha atual forma física, afinal de contas se não fossem elas e seus deliciosos pratos blá blá blá... Mentira!! Sempre fui gordo, o qual ainda carrego alguns apelidos adjetivados de tal forma fofuresca no qual o menos agressivo hoje é "Urso". Minha vida na adolescência sempre foi muito ativa, o que nunca me deixou sair muito dos padrões, porém mesmo assim eu sempre fui muito bom de garfo, o que não deixava meus esforços surtirem efeito. Depois de casado meu ritmo de vida desacelerou bruscamente, e saltei dos 98 kg para 105 kg em menos de 2 anos. Preocupado com minha saúde e sentindo na pele o que todo esse sedentarismo estava me causando procurei uma nutricionista e iniciei um processo de reeducação alimentar. Obt...

Primeiras atividades.

A base para qualquer programa de redução de peso está na alimentação e prática de exercícios físicos, e como estava parado a um bom tempo, resolvi começar com a atividade que durante alguns meses fora rotina nas minhas tardes: a corrida. Peguei meu tênis, Glauciane e João Pedro e viemos para a Praça dos Girassóis. Eu é claro, disposto a dar no mínimo uma volta completa já que era de costume há alguns meses atrás. Pobre coitado. Saí com o pensamento, vou devagarzinho pra garantir minha volta completa , porém após as primeiras pernadas os 102kg foram mostrando a que vieram, e logo começaram a doer joelhos e demais articulações. As dores foram sumindo com o desenferrujar das engrenagens mas o que começava a pegar nesse momento eram os pulmões, que a cada passo ficavam mais apertados e com uma dor muito fina. Isso estava me deixando com muita dificuldade para respirar e não resisti. Devo ter corrido apenas uns 2k e caminhei o restante. Ciente da minha atual condição física notei que ...