Pular para o conteúdo principal

Polêmica: Dieta DUKAN.

É impressionante como as pessoas reparam em você. Todos os dias quando peso a minha comida a atendente parece, minuciosamente, reparar o meu prato. Ela deve pensar: "por que essa doida só come carne?" Não. Eu não só como proteína. Depois que entrei para a comunidade Meu Emagrecimento com a dieta DUKAN aprendi a cozinhar várias coisas substituindo o trigo por farelo de aveia e farelo de trigo. Óbvio que o sabor nem se compara, mas é questão de adaptar o paladar. Algumas pessoas dizem: "procura reeducação alimentar", "vai ao nutricionista", "vai ao endocrinologista", agradeço todas as sugestões e manifestações de afeto (ou não), mas eu já fui aos dois médicos, já fiz a reeducação alimentar e não não consegui emagrecer. Eu defendo o método, não porque estou bitolada. Mas, porque estou vendo o resultado, porque estou lendo o livro e tenho plena consciência do que estou fazendo. 
Há uma polêmica rolando na net envolvendo o Dr. Dukan e a Amanda Brum explica àqueles que não compreendem o método e até mesmo julga sem ao menos ler os livros e/ou periódicos que fala a respeito.
Copilei abaixo o texto de autoria dela, porque acho que também devemos difundir a verdade. Estou fazendo a dieta DUKAN e pretendo levá-la até o final.
  • Toda dieta que fuja da tradicional reeducação alimentar é alvo de críticas. Por isso defendo que a pessoa procure ajuda médica e escolha o método que mais tem aderência com seu modo de ser.
  • A dieta Dukan não é a dieta das proteínas. Quem leu os livros do Dr. Dukan, quem estudou o método a fundo e quem sabe quais são as diferenças entre cada uma das fases sabe exatamente disso.
  • A dieta Dukan NÃO corta 100% os carboidratos. Nem na fase de ataque, que é a mais curta e rigorosa, isso acontece. O farelo de aveia é obrigatório. Os laticínios magros, que têm carboidratos embutidos em sua composição, também estão liberados à vontade. Até o farelo de trigo pode ser usado, desde que dentro das quantidades autorizadas. Basta ler o livro e ter a curiosidade de olhar a tabela nutricional de cada coisa que você coloca na boca que verá isso.
  • Muitas pessoas - até mesmo alguns especialistas como médicos e nutricionistas - criticam a dieta porque simplesmente não a conhecem. Ler orelha e contracapa de livro não é ler o livro. Ler matérias a respeito do método não é conhecê-lo. Até mesmo ler blogs como o meu não garante que você está por dentro do que é a dieta Dukan. Uma das minhas médicas conhece o método e o respeita, liberando-me para seguir a dieta. Mas tenho outra médica que também me acompanha e que critica o método. Mas quando conversamos a respeito, fica claro que ela desconhece o assunto e nunca se deu ao trabalho de se aprofundar no tema.
  • A maior parte dos que falam mal da dieta Dukan focam suas críticas nas fases 1 e 2 da dieta. Mas a dieta Dukan não é só isso, caspita!!!! Porque as fases 3 e 4 nada mais são do que uma reeducação alimentar bem próxima à tradicional, tão defendida e apregoada por gregos e troianos. As únicas adaptações são a exigência da 5a feira proteica, a obrigatoriedade de se comer farelo de aveia todos os dias e a necessidade de fazer caminhada (ou qualquer outra atividade física) diariamente.
  • Quem volta a engordar com a dieta Dukan, volta porque não fez a dieta direito. Simples assim. Porque a dieta Dukan te dá instrumentos para que você aprenda a ter um novo estilo de vida, a se reeducar e te dá condições de entender como seu corpo funciona, te dando ferramentas para entender no dia a dia o que te ajuda a emagrecer, o que te faz engordar, e o que você precisa fazer para manter o peso. É assim que estou conseguindo me transformar.
Texto por Amanda Brum.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Cássio Vieira

Olá, me chamo Cássio! Técnico em Informática, Graduando em Ciências Contábeis, servidor público e atualmente sedentário. Entrei pra família através da minha linda esposa Glauciane, a qual juntamente com minha mãe e minha sogra são as grandes responsáveis por minha atual forma física, afinal de contas se não fossem elas e seus deliciosos pratos blá blá blá... Mentira!! Sempre fui gordo, o qual ainda carrego alguns apelidos adjetivados de tal forma fofuresca no qual o menos agressivo hoje é "Urso". Minha vida na adolescência sempre foi muito ativa, o que nunca me deixou sair muito dos padrões, porém mesmo assim eu sempre fui muito bom de garfo, o que não deixava meus esforços surtirem efeito. Depois de casado meu ritmo de vida desacelerou bruscamente, e saltei dos 98 kg para 105 kg em menos de 2 anos. Preocupado com minha saúde e sentindo na pele o que todo esse sedentarismo estava me causando procurei uma nutricionista e iniciei um processo de reeducação alimentar. Obt

Estagnação na Dieta DUKAN.

É super normal [infelizmente] a balança parar de baixar por um tempo. Isso é denominado como estagnação , apesar da dieta ser maravilhosa ela não é falível quanto a isso. Desde o dia 20 que não diminuo um grama e o peso fica oscilando, o que é super normal, de um dia para o outro. A estagnação para a dieta DUKAN é quando o seu peso se mantem o mesmo num período super a 15 dias. Esse período faz com que nós fiquemos desestimulados a continuar a dieta, mas quem estiver passando por isso eu digo uma coisa: é normal. Algumas pessoas adeptas a Dieta DUKAN utilizam, nesse período de estagnação, o White Day. Ele é um método comum entre as dukanianas, acho que é recomendável uma vez que já vi várias postagens em que pessoas eliminaram até 1 kg em um único dia. No White Day nós devemos retirar os tolerados por um tempo e outra dica é diminui a quantidade de laticínios consumidos diariamente. Nós temos um li mite diário de 1 litro por dia seja em queijos, leites ou iogurtes, não devemos pas

DIETA DUKAN

Para quem quiser conhecer um pouco mais sobre o método DUKAN de emagrecimento resolvi postar umas informações que encontrei na internet e salvei há algum tempo. Mas, desde já, aconselho a comprar o livro antes de iniciar a dieta. Ele irá abrir mais a mente e te direcionará a um melhor resultado. A dieta Dukan é um tipo de dieta da proteína que é dividida em 4 fases, que permite emagrecer cerca de 5 kg só na primeira semana. Confira os alimentos permitidos, os proibidos e como funciona cada fase desta dieta.   1ª fase da dieta Dukan: fase de ataque. Na 1ª fase da dieta Dukan só é permitido comer os alimentos ricos em proteínas. Não é permitida nenhuma fonte de carboidrato e nenhum doce. Alimentos permitidos : carnes magras, grelhadas, assadas ou cozidas sem adição de gordura, kani, ovos cozidos, peito de peru defumado, iogurte natural ou desnatado, leite desnatado, queijo cotagge. Deve-se comer sempre 1 colher e meia de farelo de aveia por dia, pois